quinta-feira, 3 de julho de 2008

Seis graus de separação

Em 1967 foi publicada na revista Psychology Today, uma inédita pesquisa intitulada 'Fenômeno do mundo pequeno'. De autoria do psicólogo americano Stanley Milgram, o propósito da pesquisa foi descobrir, na essência, quantos conhecidos intermediários são necessários para vincular duas pessoas aleatoriamente selecionadas.

Como resultado da pesquisa, descobriu-se que quaisquer duas pessoas, aleatoriamente selecionadas entre a população do planeta, podem ser interconectadas por meio de no máximo outras seis pessoas. Isto significa dizer que entre você e o Ozzy Osbourne existem apenas seis pessoas. Depois de conhecer essa teoria, às vezes este blogueiro se pega imaginando que a Kate Moss não está tão longe quanto parecia.

Apesar da polêmica gerada, esta pesquisa se tornou referência para vários autores. Um deles é Emanuel Rosen, que no livro Marketing Boca-a-boca, utiliza o exemplo dos seis graus de separação para ilustrar o poder da comunicação boca-a-boca.

Acredita-se, porém, que com toda evolução tecnológica ocorrida depois da pesquisa de Milgram, já não são mais seis graus a separar quaisquer distintas pessoas. Talvez o número atual sejam duas ou três. Ou, quem sabe, apenas uma? Até porque, a priori, basta que se tenha email ou msn de alguém para iniciar a comunicação. É claro que existem outras variáveis, mas a diversidade de canais hoje, de fato, é incomparável com a que existia nos lisérgicos anos sessenta.

2 comentários:

Blinding Angel disse...

Ahhh, com certeza, ainda bem que ja existem orkuts, fotoligs, msns e blogs... afinal, como estaria eu comunicando-me contigo nos anos 60?!?!

quem escreve disse...

Sim, a comunicação de agora é bem mais próxima e interessante.
Aliás, algumas pessoas estão bem mais próximas do que seis intermediários.
Prefiro assim.