quinta-feira, 31 de julho de 2008

A maldição do Coringa



A estréia mundial de 'The Dark Knight' (Cavaleiro das trevas) no último dia 18, trouxe à tona questões relacionadas à morte do ator Heath Ledger, que encarna o maléfico Coringa. Em 22 de janeiro, o ator australiano de 28 anos foi encontrado morto no apartamento onde morava em Manhattan, após o término das filmagens do novo filme do Batman. A polícia informou que o ator estava nu em sua cama e havia comprimidos para dormir ao lado do corpo. A causa da morte foi overdose acidental.

Em uma entrevista em novembro para o The New York Times, Heath Ledger declarou-se "stressed out a little too much". Disse que tinha dificuldades para dormir enquanto interpretava o Coringa que chamou de "psicopata, mass-murdering, esquizofrênico, clown with zero empathy".

- "Na última semana eu provavelmente dormi uma média de 2 horas por noite" - disse ao jornal - "Eu não consigo parar de pensar. Meu corpo já está exausto e a minha cabeça continua trabalhando". Segundo o NYT, ele disse que tomava duas Ambien (remédio para dormir) que só faziam efeito por uma hora cada uma.

Jack Nicholson, que interpretou o Coringa no filme "Batman, the movie", teve uma reação intrigante ao saber da morte do jovem ator. "I warned him" (Eu o avisei), foram suas palavras referindo-se a uma conversa com Ledger, na qual o veterano advertiu sobre a complexidade do papel e de toda carga emocional envolvida na personalidade do principal inimigo do Batman. Assista o vídeo com a declaração de Nicholson, clicando aqui (logo após a mensagem publicitária).

Após interpretar o vilão Coringa no filme de 1989, Nicholson precisou fazer terapia. Tal qual astronautas quando retornam de suas viagens, o ator teve problemas psicológicos por conta de sua experiência como o arqui-rival do Batman.

Supõe-se que o boca-a-boca sobre o Coringa e os rumores sobre a relação do personagem com a morte de Ledger tenham contribuído para o interesse do público em assistir a película nos cinemas. Contudo, claro, isto é uma hipótese. Há de se considerar a campanha publicitária e os esforços de marketing envolvidos na divulgação do filme. Todavia, o fato é que em poucos dias de exibição, o 'Cavaleiro das trevas' já é um sucesso de bilheteria.

Temos, então, o marketing no planejamento e na divulgação. Ok. Temos, também, rumores, boca-a-boca, buzz sobre um personagem que, ao menos neste trailer aparece bem mais que o próprio herói. Seria o Coringa um personagem maldito? Ou seria o 'Cavaleiro das trevas' mais um caso de buzz marketing de sucesso?

Nenhum comentário: