sábado, 28 de junho de 2008

O poder do boca-a-boca

Imagine-se planejando a compra de um carro zero km. Antes de sair comprando o primeiro que aparecer, é natural que você faça, ainda que breve, uma pesquisa sobre marcas, modelos, preços, etc. Essa pesquisa o ajudará, em meio às tantas opções do mercado, a escolher o carro que melhor vai satisfazer os seus desejos. Frente a essa situação específica, responda: entre comerciais de carros na tv e a opinião de um amigo que entende tudo sobre carros, o que lhe influencia mais?

Em uma pesquisa realizada com mais de 400 pessoas, os autores do livro 'Buzz, a era do marketing viral' descobriram que, proporcionalmente, o dobro de pessoas consideram que amigos são mais confiáveis que a mídia. A pesquisa revelou que, numa escala de 1 a 5, onde 1 é 'sem importância' e 5 é 'muito importante', a influência do boca-a-boca na compra de um carro alcançou 3,5 pontos. A pesquisa também abrangeu outros itens, como, por exemplo, 'computadores', que obteve 3,8 pontos, e 'restaurantes', que atingiu notáveis 4,4 pontos.

Ou seja, as pessoas são suscetíveis ao boca a boca, admitem isto com naturalidade e tomam decisões com base nos comentários de outras pessoas. E quanto a você, caro(a) leitor(a)? Qual o verdadeiro poder de um comentário em suas decisões de compra? A que lugares você já foi, motivado(a) por recomendações de amigos ou conhecidos?

É sobre isso que trata o Buzz Marketing, uma estratégia barata, imediata e direta, que consiste em gerar e disseminar comentários positivos a respeito de marcas e produtos. O Buzz Marketing utiliza-se das redes sociais já existentes com o intuito de atingir os objetivos de marketing e comunicação das empresas.

About Buzz Cases, como o nome já indica, é o espaço dedicado a analisar casos de empresas que utilizaram o Buzz Marketing em suas ações e campanhas. Mais que isso, se propõe a difundir técnicas e debater sobre aspectos que fizeram esta inovadora estratégia superar as tradicionais ferramentas de marketing e comunicação.

2 comentários:

Jr. Benkenstein disse...

Interessante. É legal perceber q obuzz ganha um suporte ideal nas redes sociais on line. A FEEVALE tem um grupo de pesquisas que se preucupa em desenvolver solucoes web que analisem conteudos textuais dos comentarios postados em blogs sobre marcas de smart phones. Se quiser mais detalhes entra em contato com a Sandra ou a prof. Cintia no laboratorio de opiniao publica. Grande abraco!

Eduardo Advertise disse...

Massa, Jr. São as novas mídias servindo às pesquisas de comportamento do consumidor. Valeu por comentar. Abração!